Filho de peixe, peixinho é!
Às vezes nós, jovens, usamos exemplos no meio de trabalho, como: Conheci um amigo que era engenheiro mecânico e achei muito legal seu serviço e admiro sua profissão... Essa pessoa será um espelho para mim se eu quiser exercer a função de engenheiro mecânico.
Mas nossos primeiros exemplos sem dúvida são ás de nossos pais. É com eles que aprendemos nossos primeiros passos, e o porquê das coisas e etc.. E desde crianças o vemos sair de casa para trabalhar e voltar cansados do dia de serviço.
E quem nunca foi no serviço do seu pai e disse que queria ser que nem ele quando crescer?
Antigamente vemos que as profissões era coisa familiar. Ou seja, filho de doutor era doutor, filho de carpinteiro já tinha sua vaga na carpintaria, e isso ainda existe hoje em dia, por exemplo, fazendeiros que sempre deixam sua fazenda para um de seus filhos ou pescadores que ensinam sua profissão á seus filhos.
Mas será que existe mesmo alguma vantagem em seguir a carreira de nossos pais? Isso nos influencia tanto ao ponto de querermos trilhar os mesmos passos de nossos pais? Mais há também aqueles que seguem a carreira dos pais só para agradar eles. Ou então vão à busca de seus próprios sonhos.
Então, se eu seguir a profissão dos meus pais ficara mais fácil de entrar no mercado de trabalho? Tecnicamente sim, ou seja, se meu pai é um vendedor, com certeza ele irá me ensinar truques e dicas de como ser um bom vendedor, isso conta como experiência. Na hora da entrevista, o entrevistador ira lhe perguntar se você já tem alguma experiência, você poderá dizer “ah, meu pai é vendedor e me ensinou várias coisas, me deu várias dicas, e me ensinou alguns truques”, isso com certeza será de grande importância. Se eu for filho de um médico, vai ser bem mais fácil, pois meu pai vai me ensinar muitas coisas e provavelmente ira me ajudar a achar um emprego naquela área.
Sempre vai ter aqueles que são a favor de escolhermos a mesma profissão de nossos pais, por exemplo, se meu pai for médico e ele for muito bom e muitas pessoas gostarem dele, e descobrirem que sou filho dele e também sou médico muitos vão achar que sou muito bom igual a ele; mais se meu pai fez algum erro médico sempre vai ter aqueles que irão me comparar a ele e dizer que se o pai fez errado o filho também vai fazer.
Mais ai vai uma dica se você não gosta da profissão de seus pais e quer cursar só para agradar eles nem perca tempo, vá em busca de seus sonhos escolha o que realmente gosta de fazer, pois fazer algo que não gostamos nunca sai bem feito.
Ou então se você ama a profissão de seus pais, estude e procure pedir a seus pais conselhos e assim você vai estar preparado pro que der e vier, peça pro seus pais ajudar você a achar algum lugar para trabalhar, assim você terá muitas chances.





links interessantes:


http://www.agazeta.net/index.php?option=com_content&view=article&id=7054:mais-do-que-uma-profissao-um-elo-familiar&catid=19:acre
http://www.administradores.com.br/noticias/sucesso_dos_pais_influencia_na_escolha_profissional_dos_filhos/13182/
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2139324.xml&template=3898.dwt&edition=10550&section=1034 
 

0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores