Estudar no exterior vale a pena?
Começo de ano é sempre igual: a lista de desejos aumenta e inúmeras são as aspirações a serem perseguidas durante os próximos doze meses. Entre elas, pode estar àquela vontade de estudar no exterior. Se você quer ter uma experiência internacional em breve, mas não sabe por onde começar fique ciente de que você vai ter bastante trabalho para definir e acertar todos os detalhes.
O primeiro passo é planejar. Uma temporada fora do país não significa um bate volta na praia. Existem muitos procedimentos que devem ser preparados antes do embarque: como providenciar o visto, seguro, passagens aéreas, escolher o curso, a instituição, acomodação, alimentação. Resumindo: muita burocracia.
Mas podemos afirmar que o estudar no exterior vale a pena pra quem quer ter uma experiência a mais na sua carreira universitária. Feita uma pesquisa com vários jovens que já haviam estudado fora do país foi comprovado que de 10, 9 jovens aprovam e recomendam o estudo “lá fora”.


Observamos que a maioria dos jovens que vão estudar no exterior vão em busca de um melhor estudo, de uma tecnologia mais avançada, para conhecer novas culturas, e buscar aperfeiçoar o idioma desejado. Trazendo assim um currículo muito mais avançado que qualquer concorrente aqui no Brasil.
Nosso conselho é que você primeiro faça o vestibular. Se aprova? Cursa as disciplinas. Sente a universidade. Faça amigos. Troque idéias. Participe da vida acadêmica com responsabilidade. Depois dessas experiências você sente que ainda quer algo mais para sua carreira universitária? Agora sim você está preparado. Tranquilo e tudo chega ao seu tempo.


fonte: yahoo respostas e universia

Nesse site fala de algumas pessoas que fizeram intercambio e também traz algumas dicas: world study


Aí estão alguns depoimentos:


Bruno Lima e Silva
São Paulo/SP
TAFE WA - Perth
Mass Communication



A Australian Centre me ajudou muito nessa complicada missão que é descobrir onde e quando estudar. E mesmo depois disso, toda a burocracia que muitas pessoas tem medo de enfrentar, a Australian Centre me guiou e me ajudou a encontrar as melhores pessoas e os lugares mais fáceis para poder facilitar minha vida. Por que na verdade a maioria das pessoas inclusive eu achava que seria somente pagar o curso e embarcar, mas antes disso existem algumas burocracias e as vezes precisamos de ajuda para podermos vencer essas dificuldades com mais facilidade, e essa ajuda pra mim veio através da Australian Centre.
Minha decisão de estudar no exterior surgiu porque acho que a estrutura que o nosso país oferece em termos de ensino, na área de filme e TV, não e o adequado para que se tenha um bom conhecimento sobre o assunto.Portanto, estudando em um país de 1º mundo, o ensino que eles oferecem é realmente muito mais adequado para quem realmente quer aprender. Luciana Barbeta Silva
Escolhi a Austrália por ser um país muito civilizado e seguro, e pelo ensino que oferece toda a estrutura que o estudante precisa para cada respectivo curso que esteja fazendo.
A escola eu adorei, acho que eles têm uma estrutura realmente muito boa.
O ensino é bem legal, eles realmente incentivam a gente a aprender de uma forma muito boa mesmo!
A minha primeira impressão foi encontrar pessoas muito amigáveis, muito felizes com a vida que eles levam. Por ser um país rico e auto-suficiente as pessoas levam um excelente modo de vida.






Rio de Janeiro/RJ
Brisbane - GEOS
Inglês Geral
A Australian Centre,





Ir para o exterior sempre foi um dos meus sonhos, conhecer pessoas de outros países, ter contato com outras culturas, viajar... E ainda aprendendo inglês! Tem sido um prazer e, ao mesmo tempo, um grande passo na minha vida.
A burocracia e a busca da documentação certa, dentro dos prazos estipulados para adquirir o visto, passagem e tudo mais foram o primeiro desafio... Mas eu vejo que escolhi a empresa certa. A Australian Centre me orientou em diversos momentos, me dando as melhores dicas e suporte para que eu ganhasse confiança e obtivesse o melhor da minha experiência na Austrália.
Estou tendo a oportunidade de explorar lugares lindos e conhecer um povo hospitaleiro de uma miscelânea cultural maravilhosa, no qual me tem oferecido diversos momentos emoção, alegria e histórias que irão ficar marcadas em minha vida.


Janaina Figueira
Graduanda em Ciência Política
Intercâmbio na Universidade de Estocolmo,Suécia (1º/2005)



"A Universidade é muito boa e o fato de o sistema ser diferente contribui para que se tenha uma mudança na rotina, mesmo que a viagem seja de estudos. Lá estudei matérias de Ciência Política e a bibliografia utilizada é o que há de vanguarda nessa área. Aprendi também um pouco de sueco. Além do fator acadêmico, é uma oportunidade única para conhecer pessoas de outros países, viajar pela Europa a um custo razoavelmente baixo e, por que não dizer, se divertir bastante com situações tidas por nós como para lá de inusitadas. Recomendo a todos experiências como esta, coloco-me à disposição para esclarecer demais dúvidas, e desejo aos futuros intercambistas uma boa viagem."


Irene Joffily
Graduanda em Engenharia Civil
Intercâmbio na Universidade do Porto,Portugal (2º/2005)



"A oportunidade de estudar fora do país é uma experiência única e imperdível. Você tem a oportunidade de conhecer outras culturas, formas de ensino, de aprender outras línguas. Sem sombra de dúvida o intercâmbio que fiz para Portugal quando estava no 8° semestre foi a melhor coisa que fiz durante o meu curso de graduação. Aprendi coisas que vou levar para o resto da vida. A Universidade possui uma infra-estrutura completa para receber alunos estrangeiros. Lá, conheci pessoas do mundo todo e fiz amigos inesquecíveis. Se pudesse faria tudo de novo!"


Espero que tenham gostado! Deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.
10 Responses
  1. Anônimo Says:

    Amei o blog de vocês,é muito imteressante...
    bem feito.Parabéns


  2. gabriel Says:

    muito obg pelo comentario!


  3. Anônimo Says:

    que legal , gostei


  4. Anônimo Says:

    Parabens pelos comentarios, pois me ajudou a tirar duvidas de como me comportar diante a uma entrevista de emprego.


  5. Anônimo Says:

    Muitooo massa ;)


  6. Unknown Says:

    gostei muito doque esta falando o texto nos deixa mas atualizados sobre esse assunto e isso é muito importante.............bjks


  7. Unknown Says:

    gostei muitos das dicas sobre entrevistas de emprego me ajudaram muito..........valeu =D


  8. Unknown Says:

    valeu gostei muito............ =D


  9. Anônimo Says:

    muito legal, um dia ainda faço intercambio


  10. Anônimo Says:

    Peço que retirem o meu depoimento e foto do site pois não foi autorizado.

    Att
    Luciana (segunda foto no pier com a blusa verde e bermuda clara)

    ------------------------
    Rio de Janeiro/RJ

    Brisbane - GEOS

    Inglês Geral

    ...


Postar um comentário

  • Seguidores